A Orquestra de Alto-Falantes da UFRGS (OAF – UFRGS)

Para compor o repertório da Orquestra de Alto-Falantes são selecionadas obras de música contemporânea e projetos de áudio exploratório realizados com o uso da tecnologia nas modalidades acusmática, eletroacústica, concreta, eletrônica, trilha sonora, eletroacústica mista, arte sonora, instrumental com meios eletrônicos, interativa,  computacional e paisagens sonoras.

A difusão sonora de música eletroacústica realizada através da Orquestra de Alto-falantes possibilita a imersão do ouvinte no ambiente sonoro criado pelo compositor.  Nessa situação, a música projetada pelo sistema de alto-falantes, adquire o papel de estimulante da imaginação, provocando um fluxo de imagens na psique do ouvinte. Este, por sua vez, desenvolve representações mentais disparadas pelos sons da obra eletroacústica.

Um traço marcante em obras eletroacústicas apresentadas pela OAF-UFRGS é a preocupação com a forma de difusão espacial das composições diante da platéia na sala de concerto. A tecnologia estereofônica não é indicada para a criação de ambientes sonoros, já que na natureza, o som não é emitido por apenas duas fontes, mas por várias. A utilização de quatro, oito ou mais caixas acústicas, em canais independentes, serve para garantir que o som vai estar onde o compositor deseja que esteja para ser ouvido com a precisão necessária. A composição da projeção sonora, incluindo o movimento dos sons pelos alto-falantes  é parte indissociável das obras eletroacústicas. A disposição dos alto-falantes na sala de concerto, bem como a automação da mixagem para projeção espacial constituem um dos mais importantes e essenciais meios de estruturação da música eletrônica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s