A Sala dos sons

Ao longo dos últimos dez anos, várias iniciativas para fomentar a criação e socialização da música contemporânea foram realizadas pela Universidade. O projeto Sala dos Sons é o primeiro espaço permanente do Rio Grande do Sul destinado à prática composicional de música eletroacústica com a possibilidade de difusão sonora pela Orquestra de Alto-Falantes da UFRGS (OAF-UFRGS). Este projeto nasce da necessidade de expandir os meios e espaços destinados à produção musical e socialização da criação musical contemporânea no Rio Grande do Sul. Leva em consideração a necessidade dos compositores de elaborar suas obras eletroacústicas levando em consideração o espaço de concerto.

A Sala dos Sons está sediada no segundo andar do prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Av. Paulo Gama,110, e conta com isolamento e tratamento acústico, software musical, placa de som, capacidade de 30 lugares, equipamento de projeção sonora de alta-fidelidade constituído por um sistema de 10 monitores ativos controlados por computador.  Este local foi projetado para o público conhecer a obra de compositores contemporâneos através de apresentações públicas e gratuitas.  Além disso, o espaço serve de laboratório musical, uma vez que possibilita a realização dos projetos musicais dos estudantes dos Cursos de Graduação e Pós-graduaçãoem Composição Musicalda UFRGS.

Com a democratização do acesso da música contemporânea através da promoção de apresentações públicas de difusão sonora na Sala dos Sons, buscamos inovar os espaços tradicionais e meios formais de propagação da música de concerto.


Anúncios

Uma resposta em “A Sala dos sons

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s