PROGRAMA 12-06-2012

DIFUSÃO SONORA DE OBRAS MUSICAIS ELETROACÚSTICAS DOS COMPOSITORES GABRIEL PENIDO, RODRIGO MEINE E RICARDO EIZIRIK

DIREÇÃO ARTÍSTICA: PROF. DR. E.F.FRITSCH

ONDE: Sala dos Sons – Av. Paulo Gama, 110 – 2 andar da Reitoria da UFRGS
QUANDO: 12 de junho – horário: 18h

ENTRADA FRANCA

Noahs Return (2009) – Rodrigo Meine

Noahs’ Return tem origem em um trabalho de campo no qual sons emitidos por animais foram captados no Zoológico de Sapucaia – RS. A peça oferece um trajeto entre paisagens sonoras baseado na escuta referencial, em que os sons são associados a suas fontes emissoras originais. A audição inicia pela cidade, tipicamente ruidosa e movimentada, sendo sucedida por uma paisagem contrastante formada essencialmente por sonoridades naturais. Após a apresentação individual de ambas é desenvolvida uma fusão espacial e temporal dos dois microuniversos sonoros, culminando em um retorno transfigurado ao cenário urbano original no qual as fronteiras entre o natural e artificial tornam-se difusas .

Rodrigo Meine (1976) é bacharel em Cordas – Violão (2003) e Composição (2009) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição na qual atualmente cursa Mestrado em Composição sob orientação do Prof. Dr. Antônio Borges-Cunha. Participou de eventos como o 9º Encontro de Compositores Universitários, 3º Festival Internacional de Música Contemporânea, 6º Festival Contemporâneo – RS e 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Em anos recentes teve obras executadas por conjuntos como a Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro, o Quinteto Fundarte e o Grupo de Percussão da Universidade Federal da Bahia. Premiações incluem a Competição para Compositores Brasileiros NE-BAM (2009) e o III Concurso Ernst Widmer de Composição (2010).

PAPEL (2009) – Ricardo Eizirik

A peça Papel foi construída a partir da idéia de criar diferentes narrativas para uma mesma “fonte sonora” constituída por sons concretos produzidos com papel por meio de transformação sonora. A composição foi elaborada durante a disciplina de Música Eletroacústica do Curso de Composição do Instituto de Artes da UFRGS

Ricardo S. Eizirik nasceu em 1985 na cidade de Ribeirão Preto. É compositor com atuação extensa na área de produção transdisciplinar e música erudita contemporânea. Em 2010 graduou-se em Composição Musical sob orientação do maestro Prof. Dr. Antonio Carlos Borges Cunha. Atualmente realiza dois Mestrados em Zurique, na Suíça – Composição Musical, orientação de Isabel Mundry e Transdiciplinaridade na Zürcher Hochschule der Künste. www.ricardoeizirik.com


Lamúria (2011-2012) – Estréia – Gabriel Penido

Obra mista para sons eletroacústicos e flauta, que, a partir de um processo de lenta transformação de sonoridades previamente gravadas e subdivididas em grupos (sons metálicos, sons percussivos, sons ruidosos e sons de sopros), procura representar uma ambiência misteriosa e melancólica. Com a utilização de um instrumento solista que, em certos momentos aparece automatizado por plug-ins e incorporado aos sons eletroacústicos, e em outros com sua sonoridade característica, o compositor procura sensações de aproximação e afastamento com o ouvinte. Esta versão de Lamúria para difusão sonora no sistema de som 7.1 foi orientada pelo Prof. Dr. E. F. Fritsch para ser apresentada na Sala dos Sons da UFRGS.

Gabriel Penido, compositor, flautista e violonista. Atualmente é orientando pelo Professor Dr. Antônio Carlos Borges Cunha, no curso de Mestrado em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou seus estudos musicais ainda criança, no Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical. Em 2006, ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais pela qual se formou em Composição no ano de 2010, sob orientação dos professores Oiliam Lanna e Rogério Vasconcelos. Estudou também na California State University, Chico, em 2008, com o professor de composição Dr. Warren Pinckney.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s